As melhores receitas da internet

A deliciosa e tradicional receita de Feijoada: Sabores que celebram a cultura brasileira

Feijoada tradicional: sabores brasileiros em um prato clássico!

Imagem: CyberCook
0

A feijoada é um prato icônico da culinária brasileira, conhecido por sua combinação única de sabores e ingredientes. Originária da época da escravidão no Brasil, a feijoada se tornou uma expressão cultural e gastronômica, sendo considerada um símbolo da identidade brasileira.

A base da feijoada é o feijão preto cozido lentamente junto com uma variedade de carnes de porco, como orelha, pé, rabo, costelinha, linguiça e bacon. Essas carnes são escolhidas por serem suculentas e cheias de sabor, conferindo à feijoada uma riqueza de texturas e aromas.

feijoada
Imagem: Reprodução Tudo Gostoso

Leia Mais:

Sagu de Vinho: Receita fácil, rápida e deliciosa!

Receita de bolo simples com cobertura de ninho

Receita de feijoada tradicional

Ingredientes:

  • 500g de feijão preto
  • 300g de carne de porco salgada (carne seca, costelinha, orelha, pé, rabo, etc.)
  • 200g de linguiça calabresa
  • 200g de linguiça defumada
  • 200g de bacon em cubos
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de colorau (ou colorífico)
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde picado para polvilhar
  • Farinha de mandioca, arroz branco, couve refogada, laranja fatiada e torresmo para acompanhar

Instruções:

  1. Deixe o feijão de molho em água fria por aproximadamente 6 horas. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela de pressão, coloque o feijão escorrido e cubra com água fria. Cozinhe o feijão na pressão por cerca de 30 minutos, ou até que fique macio e cozido. Reserve.
  3. Em outra panela, coloque as carnes de porco salgadas (previamente dessalgadas em água fria por 24 horas) e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até que as carnes estejam macias. Escorra e reserve.
  4. Em uma frigideira, frite o bacon até que esteja dourado e crocante. Retire o excesso de gordura e reserve o bacon frito.
  5. Na mesma frigideira, frite as linguiças calabresa e defumada até que estejam douradas. Retire o excesso de gordura e corte as linguiças em rodelas. Reserve.
  6. Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados.
  7. Adicione as carnes cozidas (carne de porco salgada, linguiças e bacon) na panela com a cebola e o alho refogados. Refogue por alguns minutos para que as carnes absorvam os sabores.
  8. Acrescente o feijão cozido à panela com as carnes. Adicione as folhas de louro e o colorau. Tempere com sal a gosto. Misture bem todos os ingredientes.
  9. Cozinhe a feijoada em fogo baixo por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente para que os sabores se incorporem e o caldo engrosse.
  10. Retire as folhas de louro e ajuste o sal, se necessário.
  11. Sirva a feijoada tradicional acompanhada de farinha de mandioca, arroz branco, couve refogada, laranja fatiada e torresmo. Polvilhe cheiro-verde por cima para finalizar.

Aproveite a autêntica e saborosa feijoada tradicional brasileira, um prato que reúne sabores marcantes e é perfeito para compartilhar com a família e amigos!