Polenta mole dos deuses + picadinho irresistível = Uma combinação perfeita
O picadinho com polenta mole é uma verdadeira comfort food que encanta o paladar com sua combinação de sabores e texturas. Nessa deliciosa receita, a carne é cuidadosamente cozida em um molho rico e aromático, resultando em pedaços macios e suculentos. Acompanhando esse saboroso prato, temos a polenta mole, cremosa e reconfortante, que complementa perfeitamente a intensidade do picadinho.
Leia Mais:
Costela na Churrasqueira com Molho Barbecue
Aprenda o segredo da isca de peixe empanada perfeita – Nunca mais erre na fritura!
Receita de Picadinho com Polenta Mole
Ingredientes para o Picadinho:
- 500g de carne bovina cortada em cubos pequenos (coxão mole, alcatra, ou outra carne macia)
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates médios picados (sem sementes)
- 1/2 xícara de caldo de carne
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada para decorar (opcional)
Ingredientes para a Polenta Mole:
- 1 xícara de fubá
- 3 xícaras de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (opcional)
- Sal a gosto
Instruções:
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
- Adicione a carne cortada em cubos à panela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe dourar por alguns minutos, mexendo ocasionalmente.
- Acrescente os tomates picados, o caldo de carne, o molho inglês, o vinagre, a mostarda e a folha de louro. Misture bem, reduza o fogo para médio-baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique macia e o molho engrosse. Se necessário, adicione um pouco mais de caldo de carne durante o cozimento.
- Enquanto a carne cozinha, prepare a polenta. Em uma panela separada, leve a água para ferver. Assim que começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo constantemente para evitar que se formem grumos.
- Cozinhe a polenta em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 a 7 minutos, até que ela esteja cremosa e cozida. Adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado (se estiver usando) e misture bem. Tempere com sal a gosto.
- Sirva o picadinho sobre a polenta mole e, se desejar, polvilhe com salsinha picada para decorar.
Essa receita de Picadinho com Polenta Mole é uma verdadeira delícia e uma ótima opção para uma refeição reconfortante e saborosa. Aproveite!
Aqui estão cinco sugestões de saladas para acompanhar o picadinho
- Salada Caprese: Fatias de tomate, queijo mozzarella fresco e folhas de manjericão, temperadas com azeite de oliva extra virgem, vinagre balsâmico, sal e pimenta.
- Salada de Rúcula com Queijo Parmesão e Nozes: Folhas de rúcula frescas, lascas de queijo parmesão, nozes picadas e um molho de mostarda e mel.
- Salada de Grão de Bico com Legumes: Grão de bico cozido, pepino em cubos, tomate cereja cortado ao meio, pimentão vermelho em tiras, cebola roxa fatiada e folhas de salsa, tudo temperado com azeite, suco de limão, sal e pimenta.
- Salada de Folhas Verdes com Manga e Abacate: Uma combinação refrescante de folhas verdes (rúcula, alface, agrião, espinafre, etc.), manga em cubos, abacate fatiado, e um molho de limão e coentro.
- Salada de Cenoura e Beterraba Raladas: Cenoura e beterraba raladas, passas, sementes de girassol e um molho de iogurte grego com um toque de limão.
- Salada de Abacaxi com Hortelã: Cubos de abacaxi fresco, folhas de hortelã picadas, queijo feta esfarelado e nozes picadas, regados com um molho de mel e limão.
Essas saladas são leves, frescas e complementam perfeitamente o picadinho, proporcionando uma refeição equilibrada e cheia de sabor. Escolha a salada que mais lhe agrada ou experimente todas para variar durante a semana!