A arte de fazer pão de queijo
As receitas tradicionais são sempre um sucesso, sobretudo quando se trata de pratos brasileiros consagrados. Exemplo disso é o famoso pão de queijo, que tem o seu valor reconhecido das regiões mais ao Sul àquelas mais ao Norte do nosso país. Esse delicioso patrimônio mineiro vem conquistando o mundo, tanto pelo sabor, quanto pela versatilidade de sua confecção.
Existem diversas formas de preparar o pão de queijo. Alguns preferem uma textura mais firme e pesada, outros priorizam uma casca mais crocante com o interior aerado. Mas, independente da consistência e textura escolhida, o que todos querem é um sabor único e inigualável.
Leia Mais:
Como fazer pão de queijo?
Não há segredos misteriosos para se fazer um pão de queijo delicioso, tudo advém da escolha acertada de ingredientes e de uma boa dose de paciência. Primeiro é importante ressaltar que uma das particularidades desta receita é a mistura de queijos, ampliando as possibilidades de sabor. Nesta receita utilizamos a combinação de parmesão e mussarela, ambos ralados para uma melhor textura e sabor.
Ingredientes:
- 1 caixinha de creme de leite (200 ml)
- 1 copo (requeijão) de queijo ralado (misturei parmesão e muçarela ralada)
- 1 copo (requeijão) de polvilho (usei polvilho doce)
Qual é o passo a passo para o preparo?
Iniciamos pelo ato de amassar a mistura até soltar das mãos. Se durante o processo a massa ainda estiver grudando, adicione um pouquinho mais de polvilho, mas faça isso aos poucos, até que atinja o ponto ideal de enrolar. Ao chegar neste ponto, comece a fazer bolinhas e, em seguida, coloque-as em uma forma untada. Agora é só colocar no forno preaquecido em alta temperatura.
Existem variantes à clássica receita de pão de queijo. Alguns adicionam ingredientes diferenciados como sementes, ervas e especiarias, mas o segredo sempre será o amor e o carinho no preparo desta receita que é tão nossa. Experimente, crie suas próprias versões e bom apetite!