As melhores receitas da internet

A MELHOR receita de risoto de camarão que você precisa experimentar AGORA!

Desvende o sabor perfeito!

Imagem: XTudoReceitas
0

Receita de risoto de camarão que vai te fazer sentir como um chef profissional

O risoto de camarão é uma deliciosa e sofisticada iguaria que combina a cremosidade do arroz com o sabor marcante dos camarões. Essa receita clássica da culinária italiana é um verdadeiro prazer para o paladar. A preparação começa com um refogado de cebola e alho, seguido pela adição do arroz arbóreo, que é lentamente cozido em caldo de peixe e vinho branco.

Enquanto o arroz absorve os sabores, os camarões suculentos são salteados e adicionados no momento ideal para que fiquem perfeitamente cozidos e suculentos. Finalizado com manteiga, queijo parmesão ralado e temperos frescos, o risoto de camarão é uma experiência gastronômica que conquista a todos com sua textura aveludada e um sabor inesquecível. É uma ótima opção para ocasiões especiais ou para mimar-se com um prato refinado e delicioso.

risoto de camarão
Imagem: Você, Gastrô

Leia Mais:

Essa receita de Pavê de Bis vai fazer você salivar!

Receita de Doce de amendoim com chocolate

Receita básica de risoto de camarão

Ingredientes:

  • 300g de camarões limpos e descascados
  • 1 xícara de arroz arbóreo (próprio para risoto)
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 4 xícaras de caldo de peixe ou legumes (aproximadamente)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Salsinha ou coentro picado (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite de oliva para refogar

Instruções:

  1. Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente. Em seguida, acrescente o alho e refogue por mais um minuto.
  2. Adicione o arroz arbóreo à panela e mexa bem, para que todos os grãos fiquem envolvidos no azeite e temperos. Refogue o arroz por cerca de 1 a 2 minutos, até que os grãos comecem a ficar levemente dourados.
  3. Despeje o vinho branco na panela e mexa continuamente até que ele seja absorvido pelo arroz.
  4. Aos poucos, adicione o caldo de peixe ou legumes, cerca de 1/2 xícara de cada vez, mexendo constantemente e esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais. Continue esse processo até o arroz ficar al dente, cozido porém com uma leve firmeza no centro.
  5. Enquanto o risoto cozinha, em outra frigideira, refogue os camarões em um pouco de azeite, temperando-os com sal e pimenta a gosto. Cozinhe os camarões por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até que fiquem rosados e cozidos por completo. Reserve.
  6. Quando o arroz estiver no ponto desejado, retire a panela do fogo e acrescente a manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexa bem até que a manteiga e o queijo derretam, deixando o risoto ainda mais cremoso.
  7. Por último, adicione os camarões cozidos ao risoto e misture delicadamente para que eles fiquem bem incorporados à preparação.
  8. Sirva imediatamente, decorando com salsinha ou coentro picado, se desejar.

Aproveite este delicioso risoto de camarão, que certamente agradará seu paladar e o de seus convidados!