As melhores receitas da internet

Doce de Leite Caseiro: uma Receita Fácil e Super Cremosa

Aprenda a fazer um doce de leite caseiro delicioso e com poucos ingredientes

Imagem: Youtube
0

O doce de leite é feito a partir de leite e açúcar, que é muito popular na América Latina e também é muito apreciado em outros países. Ele é um ingrediente versátil que pode ser usado em uma variedade de receitas, desde bolos e tortas até crepes e waffles.

Neste tutorial, ensinaremos como fazer um doce de leite caseiro cremoso e delicioso em apenas alguns passos simples. Então, vamos começar!

Ingredientes para preparar o doce de leite

  • 1 litro de leite integral
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

  1. Em uma panela média, misture o leite, o açúcar, a manteiga e o sal.
  2. Leve a mistura ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  3. Quando a mistura começar a ferver, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe, sem parar de mexer, até que o doce de leite comece a engrossar e fique com uma cor marrom escuro. Isso pode levar de 1 a 2 horas, dependendo do fogo e da panela utilizados.
  4. Adicione a essência de baunilha, se desejar, e misture bem.
  5. Retire a panela do fogo e deixe o doce de leite esfriar.
  6. Quando o doce de leite estiver frio, coloque-o em um recipiente fechado e leve-o à geladeira até ficar completamente frio. O doce de leite deve ficar firme e espesso quando estiver completamente frio.
  7. Sirva o doce de leite gelado ou à temperatura ambiente, de acordo com a sua preferência. Ele pode ser usado em diversas receitas ou como recheio de bolos e tortas, ou simplesmente como um acompanhamento para frutas frescas ou pães.

Dica: se você quiser um doce de leite ainda mais cremoso, pode adicionar 1/2 xícara de creme de leite fresco na mistura no final do cozimento.

Espero que gostem desta receita de doce de leite caseiro! É uma opção deliciosa e fácil de preparar, e com certeza agradará a todos os amantes deste doce tão saboroso. Boa sorte e bom apetite!